História

Foto 2Até o final da década de 40, a instrução escolar em Barbalha limitava-se ao Curso Primário no Grupo Escolar Martiniano de Alencar. Entretanto, graças ao idealismo e amor à Terra Natal dos Fundadores do Centro de

Melhoramentos de Barbalha, já no ano de 1947, foi criado o “Educandário Santo Antônio”, inicialmente com as séries do Curso Primário, mas com vistas ao futuro Curso Ginasial, que teve início no ano de 1951, com o novo nome de GINÁSIO SANTO ANTÔNIO. O Ginásio funcionou provisoriamente no mesmo prédio do Gabinete de Leitura de Barbalha até a construção de um prédio próprio, localizado na Rua Divino Salvador, próximo à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Sua direção foi confiada à congregação dos Padres Salvatorianos. No ano de 1954, concluía o Curso Ginasial a primeira turma de Humanistas.

Atendendo a insistentes pedidos, em 1967, foi introduzido igualmente o Curso Cientifico (Ensino Médio), à noite, já com alunos de ambos os sexos e com o nome de COLEGIO SANTO ANTÕNIO. Da mesma forma, os Cursos Primário e Ginasial (Ensino Fundamental)

passaram a receber também alunas, portanto, até então era um estabelecimento exclusivamente masculino. Dada a seriedade com que sempre atuou na educação e formação dos seus alunos, o Colégio Santo Antônio teve sempre a consideração e apreço de centenas de famílias, não somente de Barbalha, como também de outros municípios vizinhos.

É considerável o número de profissionais e pessoas de desataque social que aqui estudaram. Além de um Corpo Docente escolhido e csa_barbalha (51)funcionários dedicados, o Colégio Santo Antônio oferece um ambiente aprazível de muita cordialidade. Foi o primeiro estabelecimento do Cariri, quiçá do interior do Estado, a possuir uma magnífica piscina semi-olímpica.”

(Palavras de Pe. Paulo de Sá Gurgel)

Em 1999, os Padres Salvatorianos devolveram o Colégio ao Centro de Melhoramento, que passou a administrá-lo. Nesse mesmo momento, fez o Centro um convênio com o Sistema de Ensino POSITIVO, unindo tradição à modernidade.

Em abril de 2000, com a doação do seu antigo prédio a UFC – Universidade Federal do Ceará (Curso de Medicina), o Colégio Santo Antônio desocupou seu antigo prédio e mais uma vez, como nos primeiros anos da década de 50, teve que aguardar a construção de seu novo prédio, finalizado e entregue em meados de 2003.

Concluímos com as palavras magistrais do Dr. Napoleão Tavares Neves em sua crônica radiofônica de 24 de abril de 1978, por ensejo do 38º aniversario

de fundação do CSA: “É assim o Colégio Santo Antônio de Barbalha: uma universidade de humanismo que o Centro de Melhoramentos criou para servir ao Brasil como grandeza imensurável da querida terra barbalhense.”